Sorocaba Virtual o Site da Cidade de Sorocaba Sao Paulo, Divulgacao, Diversao, utilidade, chat, Noticias, Materias
 
SOROCABA VIRTUAL
 
CONTATOS
Fone: (15) 3037-3993   (15) 981203164
 
ASSISTENTE VIRTUAL
 
  Home     Matérias     Noticias     Fale Conosco     Mapa do Site     O Site
 

Pontos Turístico e Históricos em Sorocaba

Biblioteca Infantil - Biblioteca Municipal - Estação Ferroviária - Flona de Ipanema  

Largo do Rosário - Mercado Municipal - Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Museu Histórico Sorocabano - Palácio dos Tropeiros - Parque da Biquinha

 

A Biblioteca Infantil Municipal em Sorocaba


Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil Municipal "Renato Sêneca de Sá Fleury" está instalada em prédio tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Sorocaba. Sua construção data de 1897.
É o único imóvel público do Centro que mantém as características do final do século XIX, além do jardim interno e quintal, com um Circo e Cozinha Caipira, utilizados para atividades culturais, cursos e apresentações artísticas. Seu acervo reúne diversos livros, revistas, gibiteca, fonoteca e brinquedoteca.

Endereço: Rua da Penha, 673 - Centro
Telefone: (15) 3231.5723
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h.
Entrada: Gratuita



 
 

A Biblioteca Municipal em Sorocaba

Biblioteca Municipal

O acervo reúne obras raras da literatura e valioso material sobre a memória de Sorocaba, com livros, jornais, revistas, entre outras publicações. Dispõe de mais de 4 mil volumes em livros impressos no sistema Braile e 390 títulos de livros falados.

 
 

Estação Ferroviária em Sorocaba

Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1875, como o ponto final da Estrada de Ferro Sorocabana que, não por acaso, tem esse nome: a ideia original dos donos era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. A Sorocabana teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX.

A Prefeitura de Sorocaba recebeu o direito de uso do prédio histórico e dos dois armazéns anexos à estação da antiga Rede Ferroviária Federal, em 2006.

Endereço: Av. Afonso Vergueiro, s/nº, Centro.


 
 

 

Flona de Ipanema em Sorocaba

Flona de Ipanema

Localizada atualmente no município de Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) tem importância histórica para Sorocaba, anos antes da fundação da cidade. Afonso Sardinha, seu filho homônimo e o técnico em minas Clemente Álvares, por volta de 1589, começaram a procurar ouro no Morro de Araçoiaba.

A extração de minério de ferro no local originou a primeira siderúrgica da América Latina, a Real Fábrica de São João de Ipanema, fundada em 1818 pelo o sueco Frederico Luiz Guilherme de Varnhagem, período em que a área se encontrava no território de Sorocaba.

Decretada Floresta Nacional em 1992 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Flona oferece mais de 5 mil hectares de Mata Atlântica, com trechos de Cerrado e Várzea, trilhas ecológicas, visitas aos altos fornos e construções históricas, o primeiro Cemitério Protestante do Brasil, entre outras atrações.

Endereço: Acesso pela saída 99-B da Rodovia Castello Branco ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares

 

 

A Largo do Rosário em Sorocaba

Largo do Rosário

A Praça "Dr. Ferreira Braga", o Largo do Rosário, é um dos locais de lazer mais antigos de Sorocaba. O espaço servia de parada para os tropeiros durante o século XIX.

Uma fonte luminosa foi implantada no local em 1954, doada por imigrantes sírios-libaneses, em comemoração ao Terceiro Centenário de Sorocaba.

A praça conta com árvores antigas de grande porte, das espécies sibipiruna e falsa seringueira, canteiros com flores, plantas e arbustos e bancos, fabricados com ferro fundido e madeira, que lembram modelos antigos.

O local também possui um busto de bronze homenageia o patrono Antônio José Ferreira Braga, conhecido como "Dr. Braguinha". Advogado, viveu entre os anos de 1845 e 1908, tendo atuado também como promotor público, deputado da Província de São Paulo e jornalista.

Endereço: entre as ruas Souza Pereira e Monsenhor João Soares, no Centro.

 
 

O Mercado Municipal em Sorocaba

Mercado Municipal

O Mercado Municipal  foi inaugurado em 1938 como principal centro comercial de Sorocaba. Construído em estilo art-decó, o prédio substituiu outro que existia no local, que já não comportava o volume de mercadorias.

Considerado um dos cartões-postais da cidade, o Mercado vende uma grande variedade de produtos, como frios, laticínios, açougue, peixaria, grãos, hortifrutigranjeiros, especiarias, entre outros.

Ao lado do Mercado, na Praça Nicolau Scarpa, encontra-se a Torre do Relógio, doada pela comunidade japonesa em 1954, durante as comemorações do Terceiro Centenário de Sorocaba.

Endereço: Largo do Mercado Municipal, entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, no Centro.
Telefone: (15) 3300.2200
Site: www.mercadodesorocaba.com.br

 

 

 

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana em Sorocaba



Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

O acervo é composto por peças, bibliotecas e material documental importante para o público interessado em pesquisa sobre ferrovia. Merecem destaque a Sala do Império, a efígie de Dom Pedro II, esculpida por Goterrot e o quadro com o Decreto Imperial, autorizando a construção da ferrovia, entre outros.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está sediado no casarão em estilo inglês, localizado no jardim Maylasky, onde também encontra-se o Monumento a Luiz Matheus Maylasky, voltado de frente para a Estação Ferroviária, na Av. Afonso Vergueiro.

Engenheiro, Maylasky nasceu na Áustria e participou da criação da Companhia Sorocabana, em 2 de fevereiro de 1870, com o objetivo de construir uma estrada de ferro ligando Sorocaba a São Paulo. Em 18 de junho de 1875, chegava a Sorocaba a primeira locomotiva vinda da capital: a locomotiva Ipanema.

O Jardim Maylasky abriga também o Chalé Francês, que foi restaurado. Construído em 1910, com padrões arquitetônicos ingleses e telhado em estilo francês, o imóvel serviu de moradia para os engenheiros chefes da Estrada de Ferro Sorocabana.

Em frente ao Chalé Francês, fica ainda a antiga casa de Matheus Maylasky, construída no século XIX, e que atualmente abriga a sede da Academia Sorocabana de Letras (ASL).

Endereço: Rua Álvaro Soares, 553, Centro
Telefone: (15) 3231.1026.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.
Entrada: gratuita.


 
 

Museu Histórico Sorocabano em Sorocaba

Museu Histórico Sorocabano

Segundo o historiador Aluísio de Almeida, um Museu é uma instituição viva, em continuo crescimento. A finalidade do Museu Histórico Sorocabano é colecionar, conservar e apresentar em exposição para fins de estudo e educação, os objetos e documentos de significação histórica, cultural e cientifica de nossa cidade e região.

O Casarão onde hoje hospeda o Museu foi construído pelos escravos de João de Almeida Pedroso, em 1780. Passaram-se pelo Casarão oito moradores. O último deles foi Joaquim Eugenio Monteiro de Barros, o ?Quinzinho de Barros?, de cujos filhos a Prefeitura conseguiu este patrimônio, que dá nome ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros.

Segundo a história, em 1842 o Casarão recebeu a visita mais importante de toda a sua existência. A Marquesa de Santos, que vivia com o Coronel Rafael Tobias de Aguiar, e que por causa da Revolução Liberal ocorrida naquele ano, ali se asilou, pois na casa de Tobias, na cidade, era grande o movimento dos revolucionários.

O acervo do Museu está dividido cronologicamente em sete ambientes, exceto o primeiro deles, que é usado para exposição de telas itinerantes. São eles: Arqueologia e Pré-História; Cestaria Indígena; Acervo da Fabrica de Ferro de Ipanema, História da Bandeira (Historia da Fundação de Sorocaba); História da Família Joaquim Eugenio Monteiro de Barros e a Passagem Secreta; Sala da Marquesa (Louça e Móveis da Época). No Jardim do Museu podemos observar alguns instrumentos da época como Teares, Máquina de fazer pão, Telhas, Trole (Carroça), Bonde, Escada de Bombeiros, Tachos de Óleo e um Ford 1929.

O Museu Histórico Sorocabano está situado dentro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, na Rua Theodoro Kaisel, 883 ? Vila Hortência ? CEP 18020-268 ? (15) 3227-2825. Na mesma quadra do Zoológico.

A entrada fica na mesma linha da entrada do Zôo, deslocando-se apenas uns 50 metros. Localizada, a 10 minutos do centro da cidade, com acesso pela Avenida Coronel Nogueira Padilha, considerada uma das principais vias de acesso da cidade.

Para visitação pública, o Museu está aberto de terça a domingo das 9h às 16h30, fechando para almoço das 12h às 13h. Para pesquisas, de segunda a sexta das 8h30 às 16h30, fechando para almoço das 12h às 13h. Entrada franca.

Observações:

1.Possui uma sala de silêncio excelente para estudo.
2.Para consultar documentos da Câmara e Livros de Cemitério é necessário usar luvas e máscara.

 

 

Palácio dos Tropeiros em Sorocaba

Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros é sede do Poder Executivo de Sorocaba, inaugurado em 15 de junho de 1981. Localizado na Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista, o Paço Municipal foi construído a partir do final de 1978, durante a gestão do prefeito José Theodoro Mendes, ocupando uma área total de 146 mil m². Seu nome homenageia o importante ciclo histórico do Tropeirismo, sendo um importante ponto histórico e turístico da cidade.

O projeto arquitetônico, escolhido por meio de concorrência pública, foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete, uma referência até os dias atuais, por suas linhas modernas e arrojadas. O traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município.

Construído em concreto e vidro, o Palácio dos Tropeiros tem seis andares. Os quatro primeiros são ocupados por secretarias municipais. O quinto andar abriga um Mirante, com vista para a cidade e aberto aos visitantes mediante agendamento prévio. No 6º andar fica o Gabinete do Prefeito.

O lago em frente à Prefeitura surgiu aproveitando-se uma nascente de água. Além de embelezar, as águas mantêm a umidade e a temperatura do local, abrigando carpas, tilápias, marrecos, patos, gansos e cisnes. O jardim e o estacionamento preservam árvores da flora nativa do Cerrado, como ipês.

O Palácio dos Tropeiros situa-se próximo ao lendário Peabiru, caminho indígena que atravessava a América do Sul. O terreno foi doado pela Prefeitura à Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba para ser construído um hospital. A entidade, posteriormente, cedeu parte do terreno para o Jockey Club de Sorocaba.

Em 1976, a Prefeitura retomou o terreno, com a intenção de implantar um Centro Administrativo, que ficava próximo ao então distrito do Éden e a Zona Industrial, que começava a se formar. O local fica em um ponto bem alto próximo ao Centro, permitindo uma visão ampla da cidade.

Nos primeiros anos de Sorocaba, o governo era exercido pela Câmara Municipal, com as mesmas funções do Prefeito. Baltazar Fernandes, o fundador de Sorocaba, foi o seu primeiro governante. Abriu ruas e praças, construiu as duas primeiras igrejas e o primeiro prédio da Câmara, que ficava na esquina entre a Rua São Bento e a Barão do Rio Branco.

Anos depois, a Câmara construiu um grande sobrado na esquina da Rua São Bento com a Rua Padre Luiz (atual central dos Correios) para sua sede e da Cadeia. Permaneceu neste local entre 1862 a 1930, quando foi transferida para o antigo Teatro São Rafael. Depois de reformado, este prédio sediou o Poder Executivo até a inauguração do atual Paço Municipal, em 1981.

Ao longo dos anos, a área do Palácio dos Tropeiros recebeu outras melhorias, como a construção do Teatro Municipal "Teotônio Vilela", a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger".

Anos depois da sua construção, o Palácio dos Tropeiros se confirmou como marco do desenvolvimento de Sorocaba. Hoje em dia, a região do Alto da Boa Vista abriga inúmeros empreendimentos residenciais, industriais e comerciais, veículos de comunicação, o Fórum de Sorocaba, o Fórum Trabalhista, a Receita Federal, a Delegacia Regional do Trabalho, a Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o clube de campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, entre outros serviços.

Endereço: Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista

 
 

Parque da Biquinha em Sorocaba

Parque da Biquinha

Com ótima localização, próximo ao centro da cidade, o Parque foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de um alqueire. Essa área de topografia acidentada, é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.
Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente as famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida.

Outras Informações
Área: 27.470 m2.
Atrativos: Playground, quiosques, nascentes, bica, córrego, lago, vegetação, trilhas, cursos, visitas monitoradas, observação de Aves e eventos em finais de semana.

Endereço do Parque: Av. Comendador Pereira Inácio, 1112- Jd. Emília
Telefone:(15) 3224-1997
Funcionamento: Todos os dias das 8h às 17h.

 

Pontos Turístico e Históricos em Sorocaba

 

        

 
  Home     Matérias     Noticias     Fale Conosco     Mapa do Site     O Site

 

 

Mais sobre Sorocaba

 

 

© Copyright 2006 a 2015 Sorocaba Virtual Desenvolvido por PaxMa 3D