Portal de Divulgação utilidades                                     Sorocaba Virtual                         Se Deus e Por nós quem será contra nós

 

 
Sorocaba Virtual o Site da Cidade de Sorocaba Sao Paulo, Divulgacao, Diversao, utilidade, chat, Noticias, Materias
 
SOROCABA VIRTUAL
 
CONTATOS
Fone: (15) 3037-3993   (15) 981203164
 
ASSISTENTE VIRTUAL
 
  Home     Matérias     Noticias     Fale Conosco     Mapa do Site     O Site

A Cidade de Sorocaba

Aniversário 15 de agosto

Município de Sorocaba        "Manchester Paulista"

   A Bandeira da Cidade de Sorocaba       O Brasão da Cidade de Sorocaba

                   Bandeira                                Brasão

Fundação 15 de agosto de 1654 (357 anos)

Gentílico   sorocabano 

Lema Pro Una Libera Patria Pugnavi
"Lutei Por Uma Pátria Livre"

Localização
Localização de Sorocaba
Localização de Sorocaba em São Paulo
 
Localização de Sorocaba no Brasil
Localização de Sorocaba no Brasil
 23° 30' 07" S 47° 27' 28" O23° 30' 07" S 47° 27' 28" O
Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo.

A metrópole brasileira, considerada cidade grande, é a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) com uma população estimada em 584.313 habitantes sendo, portanto, uma capital regional.  Porém, a microrregião de Sorocaba conta com 14 municípios, somando mais de 1,5 milhão de habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.

Proporcional à população, o município é o menos violento do interior, devido à grande atuação da Polícia Militar, Civil e Municipal, principalmente entre 2000 e 2002, que combateu com intensidade a violência, a exploração do trabalho infantil e o tráfico de drogas.

Ao longo dos últimos 12 anos a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se hoje uma das 10 cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso pelo qual recebe diariamente, principalmente veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).

A cidade conta com 60 quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhantes ao das cidades europeias de Barcelona e Paris.

Atualmente, é a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

É o oitavo município brasileiro e o quarto mercado consumidor do estado fora da Região Metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas), e a vigésima nona cidade brasileira com maior potencial de consumo.    Ainda, é a 4ª maior cidade paulista a receber novos investimentos e uma das maiores do País, figurando na lista das 30 cidades que mais geram empregos no Brasil.

 

Aeroporto

O Aeroporto de Sorocaba é um dos mais movimentados do estado em termos de pousos e decolagens. Atualmente, não há nenhum vôo comercial operando no aeródromo, mas durante alguns anos a TAM e a Oceana ir operaram a rota Sorocaba - São Paulo (Congonhas), e Sorocaba - Rio de Janeiro (Santos Dumont) com aeronaves Fokker 50 e Embraer EMB-120 Brasília.

O aeroporto de Sorocaba já foi um grande centro de operações comerciais do estado de São Paulo, realizando vôos domésticos com freqüência.

Atualmente, o aeroporto é usado por aviões de pequeno porte; praticamente não são feitos vôos comerciais. Dentre os serviços prestados, encontram-se principalmente os de transporte de carga; existem poucas pistas para decolagem.

Para sua melhor utilização, necessita-se da aplicação de mais recursos para a ampliação das instalações. Ainda que não seja possível o intenso fluxo de aeronaves de grande porte no local – devido à localização do aeroporto, próximo a áreas residenciais, o que ocasionaria maiores riscos à população, além do incômodo constante aos moradores locais, resultante da presença do mesmo – é necessário o aumento do fluxo de vôos na região.

No segundo semestre de 2009 o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Defesa, liberou R$2,8 milhões para as obras de reforma do aeroporto. A reforma contará com pavimentação da pista de rolamento e acessos, construção do anexo operacional e fechamento da frente e dos lados do terminal de passageiros.

Recursos

Os visitantes podem contar com diversas opções para o lazer, a cultura e o negócio quando na cidade.

Há muitas opções para as acomodações :

Que variam de hotéis de baixo custo até padrão 4 estrelas, incluindo cadeias internacionais de hotéis como o Transamérica, Hotel Ibis, Alpha Inn entre outros. Dois centros de convenção internacionais estão disponíveis.

Os principais jornais de Sorocaba são Cruzeiro do Sul, Diário de Sorocaba e Bom Dia. Dentre as emissoras de rádio em Freqüência Modulada FM estão: 88.3 FM Antena 1, 91.1 FM Jovem Pan 2, 92.3 FM Cruzeiro, 94.9 FM Vanguarda, 96.5 FM Cacique 2, 99.7 FM Rede Aleluia, 100.5 FM Ativa, Deus é Amor, 102.7 FM Band FM, 103,9 FM Rádio Rock, 105.9 FM e as de Amplitude Modulada AM: faixa comunitária / Sorocaba, 1080.0 AM Rede Boa Nova, 1160.0 AM

Cacique, 1210.0 AM Vanguarda, 1520.0 AM Rede Aleluia. As emissoras de TV são a TV TEM, afiliada da Rede Globo, TV Sorocaba, afiliada do SBT, TV Bandeirantes Sorocaba, TV Record Sorocaba.

Há muitos parques abertos ao público, igrejas históricas, monumentos, museus, mausoléus e memoriais, cinco centros comerciais (Esplanada Shopping, Sorocaba Shopping, Shopping Granja Olga, Shopping Panorâmico, Villàggio Shopping e Plaza Shopping Itavuvu), doze grandes hipermercados e spas.

O jardim zoológico municipal, Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, é um dos maiores e bem construídos jardins zoológicos da América do Sul. A vida noturna na cidade é agitada e conta com diversas opções, pode-se citar algumas atrações como apresentações teatrais, cinemas, nightclubs, bares e restaurantes, sendo alguns de cozinha internacional.

Donload do Hino no Topo da Pagina
 
Hino de Sorocaba
Letra: Benedito Cleto
Música: Ruth Camargo Fernandes

Saudamos-te, querida Sorocaba,
Com muito júbilo e acendrado amor;
desde a selva selvagem, o índio e a taba,
teus feitos cantaremos teu valor.
Às fraldas norte da Paranapiacaba,
tu te elevas Rainha d'esplendor,
e ao pé do morro d'Ouro, o Araçoiaba,
és pioneira paulista do interior.
Ó' Sorocaba, cantamos triunfantes,
bravos, heróis, cantamos teus pioneiros;
Cidade, és filha e mãe de bandeirantes,
com muito orgulho, a "Terra dos Tropeiros".
Tu és, ó Sorocaba, uma das molas
deste grande São Paulo glorioso,
cidade do Trabalho e das Escolas,
dos Liberais de brio belicoso.
Com teus arranha-céus, ao alto evolas
todo o ideal de um povo laborioso,
e o potencial fabril que hoje controlas
é o signo de um Brasil mais poderoso.

Tu, Sorocaba, marchas, "pari-passu"
com tuas irmãs, ao lado das primeiras,
Marchas tu com São Paulo no compasso,
Já desde os áureos tempos das bandeiras.
Foste terra de peões, campeões do laço;
Com suas tropas, com suas famosas feiras;
hoje és comércio, indústria, torres de aço,
Tudo é teu sangue, nas veias brasileiras.
Ó' Sorocaba, cantamos triunfantes,
bravos heróis, cantamos teus pioneiros;
Cidade, és filha e mãe de bendeirantes,
com muito orgulho, a "Terra dos Tropeiros".
Pela alvorada, a orquestra dos apitos,
O operário marcha ao seu mister fabril
e os homens da palavra e dos escritos,
da ciências, em teu progresso atuantes mil;
às escolas a colher frutos benditos,
a juventude marcha varonil,
O Saber e Labor marcham contritos,
em prece a Deus, pela Pátria - Brasil.

 

 

Passe o Mouse na Imagem

A Cidade de Sorocaba e Região

controle a imagem com o mouse

(com o mouse para / Sem o mouse continua)

Ouvir Hino

Hino Da Cidade de Sorocaba

Regiões Zona Norte

A Zona Norte da cidade faz fronteira com as seguintes regiões: Além Linha, Zona Industrial-Adm. e zonas rurais. É a região mais populosa da cidade. Em suas vias principais, há grande concentração de comércio e serviços públicos. Entre os atrativos desta região, destacam-se o Aeroporto de Sorocaba e os hipermercados Coop, Extra e Carrefour. A região também conta com um centro de compras, o Villàggio Shopping, estabelecimento localizado no bairro Santa Rosália que é um dos mais tradicionais da cidade. Há também praças, parques e centros esportivos.

A Zona Norte de Sorocaba teve grande expansão principalmente nos últimos dez anos. Estima-se que existam na região 260 bairros e aproximadamente 200 mil habitantes. Um dos fatores de crescimento desta região foi a duplicação e a urbanização de suas duas principais vias: Av. Itavuvu e Av. Ipanema. Outro fator foi a implementação de dezenas de condomínios e loteamentos residenciais.

Atualmente na Zona Norte de Sorocaba existem empresas e profissionais prestadores de serviços em praticamente todos os setores.

O Aeroporto de Sorocaba localizado na Av. Santos Dummont atraiu para a região muitas empresas do setor aeroviário. Além de 20 pontos de táxis, 34 linhas do transporte coletivo urbano com 134 ônibus atendem os bairros da Zona Norte.

A região é única da cidade com dois terminais de ônibus integrados. A Zona Norte conta também com uma Agência do INSS, uma unidade Pré-hospitalar Municipal, três hipermercados, galerias comerciais e agências bancárias em suas avenidas principais, o que fez aumentar o tráfego de veículos e de pessoas.

O Centro Esportivo Dr. Pitico e o Horto Florestal Municipal, onde ocorre aos domingos a Feira da Barganha, são duas opções de lazer desta região.

Ponto com internet gratuita - "wi-fi free zone": Guarda Municipal (Pq. São Bento).

Lançamentos Futuros: - Plaza Shopping Itavuvu de dois pavimentos com 200 lojas, praça de alimentação, cinemas, 5 lojas âncoras entre elas 1 hipermercado e estacionamento para 1500 veículos. - Shopping Cidade com 300 lojas, praça de alimentação, cinemas e estacionamento para 2000 veículos - Fábrica da Toyota no final da Avenida Itavuvu. - Duplicação da Avenida Itavuvu até a Rod. Castello Branco. - Programa Sorocaba Total: Mega Via no Eixo Noroeste da cidade.

Zona Sul
 
Vista parcial da zona sul da cidade de SOROCABA, SESI à direita.

Vista parcial da zona sul da cidade, SESI à direita.

 
Avenida Barão de Tatuí, no Vergueiro, principal ligação da zona sul com o centro da cidade de Sorocaba
 
Avenida Barão de Tatuí, no Vergueiro, principal ligação da zona sul com o centro da cidade.

 

A Zona Sul, caracterizada pelo Campolim-Vergueiro fica ao sul da cidade e faz fronteira com as seguintes regiões: Centro, Cerrado e Além Ponte.

Apesar de residencial, esta região é uma das mais estruturadas da cidade. O bairro Campolim é considerado o melhor bairro da cidade para se viver. Possui o Esplanada Shopping, o Hospital Oftalmológico, o SESC, a Rodoviária, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o Walmart, Carrefour, Extra, Faculdade de Direito de Sorocaba, PUC, escolas particulares, etc.

As suas vias mais movimentadas são as avenidas Antônio Carlos Cômitre, Barão de Tatuí e Washington Luiz. Nestas avenidas, está concentrada a maior parte da estrutura que muito bem atende os moradores locais e os visitantes. Estima-se que cerca de 80 mil carros circulam diariamente pela Avenida Antônio Carlos Cômitre.

Nos últimos anos, grandes condomínios verticais e edifícios comerciais envidraçados começam a aparecer na região. Atualmente, esta região possui o metro quadrado mais valorizado da cidade. Representa a capacidade empreendedora do povo Sorocabano no contexto regional e alinha nossos ideais aos dos países do primeiro mundo. Região de muitos restaurantes e casas noturnas com fácil acesso pela rodovia Raposo Tavares.

Ponto com internet gratuita - "wi-fi free zone": Praça Panathlon (Parque Campolim).

Zona Leste

Alamedas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, localizado na zona leste. da cidade de Sorocaba

Alamedas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, localizado na zona leste.

A Zona Leste da cidade faz fronteira com as seguintes regiões: Zona Industrial-Adm., Brigadeiro Tobias, Além Linha, Centro e Campolim-Vergueiro.

A região Além Ponte é bastante antiga e tem o privilégio de possuir o Zoológico de Sorocaba chamado Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros como um de seus principais atrativos. Várias ruas e avenidas comerciais atendem satisfatoriamente os moradores dos bairros. Com a expansão da Avenida São Paulo, a região ganhou vários condomínios residenciais luxuosos. Possui também um campus da Universidade de Sorocaba que atrai pessoas de todas as cidades da região além do Ginásio Municipal de Esportes.

Região tradicional, de colonização espanhola. O nome origina-se da necessidade de transpor o Rio Sorocaba através de pontes. Concentra grande atividade comercial, parques, ginásio esportivo, residências e casarões históricos.

Nos últimos anos, com o prolongamento da Av. São Paulo, esta região se modernizou e se expandiu com a criação de vários condomínios residenciais como Granja Olga 1, 2 e 3, Village Vert, Rancho Dirce, Residencial Vicente de Moraes, Village Saint Claire, Residencial Parque das Árvores, Village Davignon.

Ponto com internet gratuita - "wi-fi free zone": Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros".

Zona Oeste

A região Cerrado fica a Oeste da cidade e faz fronteira com as seguintes regiões: Além Linha, Zona Norte, Centro e Campolim-Vergueiro.

Esta região é uma das mais populosas de Sorocaba e concentra grande atividade comercial nas vias principais. Grandes áreas de expansão residencial já estão sendo ocupadas. O SESI, o Hospital da Unimed, o supermercado Makro, empresas como Coca-Cola, centro de abastecimento CEASA-CEAGESP, o Clube Recreativo Campestre e o Clube Pagliato são alguns dos atrativos que movimentam esta região.

O nome Cerrado vem da antiga vegetação que predominava na região antes da alta taxa de urbanização dos dias atuais.

A Região Cerrado é uma das maiores regiões do município e concentra grande atividade comercial nas vias principais e zonas de expansão residencial.

Centro

A região do Centro faz fronteira com as seguintes regiões: Além Ponte, Além Linha, Cerrado e Campolim-Vergueiro.

Praticamente comercial, a região central tem grande valor cultural e histórico. Prédios antigos contrastam com edifícios novos. Muitos órgãos do governo, clínicas e bancos estão espalhados por suas ruas e avenidas para atender o público que vêm de todas as partes da cidade. Dois terminais de ônibus urbanos estão localizados no centro de Sorocaba. O Sorocaba Shopping, belas praças e monumentos fazem parte também dos atrativos desta região.

Tudo começou nesta região que hoje vive do contraste entre as arquiteturas antigas, contemporâneas e futuristas. O Centro de Sorocaba possui verdadeiros shoppings a céu aberto que são os cinco boulevares e as alamedas projetadas. O Centro faz limite com as seguintes regiões: Além Linha (N), Campolim-Vergueiro (S), Além Ponte (L) e Cerrado (O).

Pontos com internet gratuita - "wi-fi free zone": Praça Cel. Fernando Prestes e Largo do São Bento.

Região metropolitana

Encontra-se em processo de tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei Complementar nº 33/2005  que cria a Região Metropolitana de Sorocaba e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba.

 

A Região de Sorocaba incluiria:

Araçariguama
Alumínio
Araçoiaba da Serra
Boituva
Capela do Alto
Ibiúna
Iperó
Itu
Mairinque
Piedade

 

Pilar do Sul
Porto Feliz
Salto
Salto de Pirapora
Sarapuí
São Roque
Sorocaba
Tapiraí
Votorantim
 

 

 

Cultura, turismo e lazer

Biblioteca Municipal da cidade de Sorocaba

 

Biblioteca Municipal da cidade.

 

Lago dos macacos no Zoológico. cidade de Sorocaba

 

Lago dos macacos no Zoológico.

 

Recinto com ariranha. no Zoológico. cidade de Sorocaba

Recinto com ariranha.

Ver mais Pontos turísticos e Históricos

Sorocaba conta com 21 parques municipais.

Parque João Câncio Pereira (Água Vermelha)

Possui um alqueire de terra com três lagos, palmeiras e árvores frutíferas, sendo um excelente espaço de lazer.

Parque Ouro Fino

Uma área de fundo de vale com uma riqueza

natural e sua mata ciliar. Possui playground, campo de futebol e mesas para piqueniques.

Parque da Biquinha

Local com uma topografia privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com um lago e várias quedas de água, foi criado em 1976. Várias mudas de plantas de várias regiões brasileiras

oram plantadas para o enriquecimento da paisagem e servindo como atrativo para diversas espécies de animais. Possui área apropriada para lazer, quiosques com churrasqueiras, local para piqueniques, playground e um delicado orquidário.

Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”

Bastante apropriado para a prática de esportes e caminhada, o parque é uma área verde com uma cobertura vegetal predominante de eucaliptos

e mata ciliar preservada, com 145 mil metros quadrados. Podem ser observados vários animais, como araras, pavões, patos e gansos.

Foi criado em 22 de dezembro de 1977 e é apropriado para a realização de atividades educativas e eventos como a Expo-verde, feira de plantas e flores que conta com exposição de pesquisas realizados pelas Universidades da região.

Parque Zoológico Municipal de Sorocaba

Considerado um dos zoológicos mais completos

da América Latina, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros destaca-se por suas características que se apóiam na educação, lazer, pesquisa e conservação. Ocupa área de 150 mil metros quadrados, dos quais 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. Está localizado no bairro Vila Hortência, na zona leste da cidade.

Parque do Paço Municipal

É a área onde se encontra o conjunto arquitetônico do Alto da Boa Vista (Palácio dos Tropeiros, Teatro Municipal Teotônio Vilela, Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger e Câmara Municipal de Sorocaba). Possui área verde, equipamentos de exercício físicos, Pista de Caminhada “Odilon Araújo” e playground.

Parque Carlos Alberto de Souza

Situado na Av. Antônio Carlos Comitre, Parque Campolim (espelho d'água, três pistas de caminhada, com 1.500m, 1.900m e 2.600m, ilha

de alongamento, equipamentos de exercícios).

Parque Kasato Maru

Jardim japonês situado no cruzamento

das avenidas Antônio

Carlos Comitre e Washington Luiz. Foi construído em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Parque Miguel Gregório de Oliveira

Um dos maiores parques da cidade. Localiza-se entre os bairros Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1) e Wanel Ville. Possui pista de caminhada e é aberto ao público 24 hrs.

Parque Maestro Nilson Lombardi

Situa-se na Av. Américo Figueiredo, Jd. Ipiranga. Conta com anfiteatro para 1.200 pessoas, ciclovia, pista de skate, duas quadras poliesportivas, pista

de caminhada entre outras atividades de lazer.

Jardim Botânico de Sorocaba

Sorocaba possui ainda parques mais recentes,

como o Parque das Águas, no Jd. Abaeté, e o Parque dos Espanhóis, em Pinheiros.


FUNDEC - Fundação de Desenvolvimento

Cultural Constituída em 1992 como uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, é responsável por boa parte da agenda cultural da cidade de Sorocaba. Administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, os núcleos de Informações, Corais, Danças e Artes Cênicas, o Cineclube Municipal, os grupos de MPB e Jazz, Choro e Cordas, a Banda Sinfônica, o Espaço de Exposições e a Usina Cultural. Tem sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, em pleno

coração da cidade, já serviu de abrigo a Prefeitura de 1935 a 1980 e a câmara municipal de 1982 a 1999.

Os teatros mais importantes são Teatro Municipal Teotônio Vilela, Teatro 'Armando Pannunzio' (SESI), Teatro América, Teatro do SESC. Entre os museus há o Museu Histórico Sorocabano, o

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Casa de Aluísio de Almeida e o Museu Sorocabano de Arte Sacra.

Os principais monumentos de Sorocaba são: Canhões da Praça Fajardo; Pelourinho;

Monumento a Baltazar Fernandes; Marco da Revolução Liberal; Monumento aos Bandeirantes; Monumento a Luiz Matheus Maylasky;

Monumento ao Tropeiro; Monumento ao

Algodão; Obelisco ao Pracinha da Força Expedicionária Brasileira; Monumento a João de Camargo; Monumento à Mãe Preta; monumento a Rafael Tobias de Aguiar; Cruz de Ferro, entre muitos outros.

Outros locais de interesse são o Palácio dos Tropeiros; Mercado Municipal; Casa de Aluísio de Almeida; Casarão do Brigadeiro Tobias; Espaço Cultural Municipal; Usina Cultural; a

Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”; Capela de João de Camargo; Capela do Divino; Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento; Catedral Metropolitana de Sorocaba; Igreja de

Aparecidinha; Capela Nossa Senhora da Penha.

 

Ciclovias na Cidade de Sorocaba

 
 
Sorocaba desenvolveu um Plano Cicloviário entre suas ações prioritárias, dentro dos ideais de "Cidade Saudável" e "Cidade Educadora".

Com a 2º maior rede de ciclovias do país, atrás somente do Rio de Janeiro, a cidade se tornou uma referência no setor para todo o Brasil e países da América Latina.

 

Em 2009, a rede de ciclovias rendeu à Sorocaba o prêmio especial

"Agir Localmente, Pensar Globalmente"

Na premiação do troféu "Município Verde Azul", concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente

 

 

 
 
 
  Home     Matérias     Noticias     Fale Conosco     Mapa do Site     O Site

 

 
 

 

 

 

© Copyright 2006 a 2015 Sorocaba Virtual Desenvolvido por PaxMa 3D

 

 

hit tracker